domingo, 28 de fevereiro de 2010

Vila Hush Hush




A Vila Hush-Hush foi projetada por Steve Chilton do escritório inglês Marks Barfield Architects para lugares sensíveis e com vistas espetaculares. A Vila Hush-Hush, que significa Sshh! Sshh! como ao se pedir silêncio, foi projetada com um conceito residencial inovador, em que pode tanto desaparecer na paisagem, ou pode elevar-se sobre as copas de arvores(ao pressionar de um botão!) gerando vistas panorâmicas incríveis!!
Segundo o arquiteto: “A inspiração veio de um pedido para se criar uma residência ao mesmo tempo agradável e exclusiva. A composição cúbica foi inspirada no trabalho de Donald Judd, com desenho e função únicas, diferente de outras residências ao redor do mundo, favorecendo assim a experiência de movimento como uma inesquecível forma de se habitar.”
Em planta, a ‘Vila’ foi dividida em quatro zonas distintas, das quais duas podem ser elevadas dependendo da sua configuração interna e necessidades do cliente.
Externamente os elementos móveis transformam a obra em uma escultura cinética. A decoração interna projetada por Candy & Candy enquadram vistas fantásticas que, ao elevar-se, são lentamente reveladas de uma maneira sutil e elegante. .
Engenheiros do Atelier One projetaram o mecanismo que levanta a coluna principal acima do térreo elevando a parte móvel da obra ao nível desejado em uma velocidade de 10 cm por segundo, de um modo gentil e constante. Este elemento desce a uma velocidade maior tendo em vista que o esforço para se abaixar a estrutura é menor do que para levanta-la. Isto significa um tempo total de cinco minutos para atingir o ápice de altura e três minutos para retornar a posição inicial sobre os pilotis da área coberta no térreo.
A coluna, suporte principal e elemento móvel do projeto é elevada em trilhos por oito motores de 22kW, equivalente ao motor de um carro popular, tendo 260 toneladas de aço como contra-peso. Em caso de falha há um motor sobressalente que permite o mecanismo a funcionar sem redução de performance.
Trabalhando junto aos especialistas em dinâmica Motioneering, amortecedores foram projetados internamente para minimizar reações estruturais nas diversas alturas e velocidades de vento garantindo os melhores níveis de conforto.
Para maximizar a eficiência da estrutura, esta foi restringida de ser elevada na presença de ventos muito fortes. O limite estabelecido foi o da escala Beaufort 7, o qual refere-se a quando as árvores movem-se integralmente sob a ação do vento e quando há a dificuldade de se caminhar contra ou a favor da direção do mesmo.
Demaissssss!! Dica from Guilherme Ressel, grande amigo e um dos arquitetos partipantes do projeto.